Uniformes de futebol cor-de-rosa

Futebol - uniformes cor de rosa

Hoje em dia se torna cada vez mais comum os times de futebol lançarem uma camisa colorida, o Palmeiras tem a famosa camisa verde-limão, o Corinthians lançou a lilás também, mas será q essa moda é recente? Não! E, por incrível que pareça, existem muitos times pelo mundo que adotaram o uniforme de futebol de coloração diferente, como o cor-de-rosa, que fizeram sucesso e também causaram revoltas. Saiba agora um pouco mais sobre essa polêmica combinação de esporte com estilo.

Por uma boa causa

Os times que aderem à ideia de inserir uma camisa da cor rosa na sua linha de uniformes, normalmente têm uma boa causa para isso. Um bom exemplo foi o time de futebol do Deportivo Táchira que, em outubro de 2012, entrou em campo com o uniforme rosa, o que causou uma grande surpresa na torcida. Tratava-se de uma ação de conscientização contra o câncer de mama que o time estava participando. Porém, apesar de ser por uma boa causa, os torcedores não gostaram, sentiram-se ofendidos e invadiram o campo. Após 40 minutos sem conseguir controlar a situação, a partida foi cancelada.

Deportivo Tachira usa uniforme esportivo cor-de-rosa

Para agradar a mulherada

Botafogo - uniforme femininoEm setembro de 2012, a equipe de futebol carioca Botafogo lançou uma versão de uniforme feminino do time alvinegro onde a camisa era lisa e cor-de-rosa. A camisa não foi usada pelos jogadores em nenhuma partida, até porque não fora desenvolvida com esta finalidade, mas, apesar de desagradar a muitos, a torcida feminina que é cada vez maior e mais presente nos jogos aprovou.

Atlético mineiro - uniforme cor-de-rosa para o público feminino

O time do Atlético – MG também lançou um uniforme esportivo voltado para o público feminino, mas que não ficou muito tempo nas prateleiras das lojas de artigos esportivos, pois as brincadeiras das torcidas rivais sobre a virilidade do time foi muito grande e impediu o sucesso de vendas da camisa rosa.

time do Benfica usou uniforme rosa.

O Benfica, de Portugal, lançou em 2007 um uniforme para a parcela feminina da torcida. A ideia surgiu depois que verificaram a necessidade de alavancar as vendas de uniformes do time. Somaram isso ao fato de que as mulheres estavam cada vez mais presentes nas partidas e então disputaram o Campeonato Português inteiro com a nova camisa. A estratégia não deu tão certo, pois, apesar de as torcedoras aderirem ao uniforme rosa, o preconceito dos times rivais foi grande e o time ainda terminou o campeonato em terceiro lugar!

Fusão Pink

O time britânico Corinthian-Casuals, conhecido como o time de futebol amador mais importante do mundo, na verdade é fruto da fusão de dois outros times ingleses, o Casuals e o Corinthian, sendo que este teve seu nome inspirado no famoso time paulista, o Corinthians e, assim como o parceiro brasileiro, o Corinthian também usava o uniforme alvinegro antes da fusão, porém, após a parceria, o uniforme passou a ser o marrom e rosa do Casuals. A equipe joga hoje na oitava divisão do Campeonato Inglês.

Uniforme rosa e marrom, Corinthian-Casuals

Rosa oficial

Sport Boys tem uniforme de futebol oficial rosaDiferentemente dos demais times citados acima, que lançaram a camisa rosa para agradar ao público feminino, existem times de futebol que usam o rosa como cor oficial da equipe. É o caso do Sport Boys do Peru, apelidado carinhosamente pelo torcida de Los Rosados. Ao contrário das demais, a torcida do Sport Boys tem muito orgulho das cores do time que estreou na Copa Libertadores em 1991 e ficou conhecido pelo seu exótico uniforme.

Rio Branco - único time brasileiro que usa uniforme de futebol rosa.
O time da cidade fluminense Rio Branco, fundado em 1912, é a única equipe brasileira que adotou a cor rosa como oficial. O uniforme esportivo do time é rosa e preto (róseo-negro) e a equipe disputa o Campeonato Carioca pela série B.

Cor-de-rosa histórico

O Palermo da Itália foi o primeiro time de futebol do mundo a oficializar seu uniforme cor-de-rosa. O time italiano que já faliu três vezes, em 1927, 1940 e 1986, disputa a série A do Campeonato Italiano ainda utiliza orgulhosamente a cor e, em dia de partida, deixa os estádios lindamente pintados de cor-de-rosa.

Palermo - primeiro time a usar uniforme esportivo rosa

Juventus de Turin. O famoso alvinegro italiano já foi por muito tempo róseo-negro, de 1897 até meados de 1905, devido às cores rosa e preto serem os tons oficiais da cidade de Turin. A mudança ocorreu quando o time resolveu imitar a equipe britânica Notts Country que, naquela época, estava no auge do sucesso. A partir da década de 90 o Juventus passou a usar uniformes róseo-negro em algumas datas comemorativas, usados até hoje pelo time em partidas especiais.

Juventus e seu uniforme de futebol rosa.

Comente

comentários

Categoria: Futebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>